Avenida Brasil: confira os crimes cometidos e as penas que Carminha, Nina e cia. receberiam na vida real

Em ‘Avenida Brasil’, ninguém é ficha limpa. Veja a pena para crimes.

Poucos são os personagens criados por João Emanuel Carneiro que chegarão ao fim de “Avenida Brasil” com a ficha limpa. A pedido do blog, o advogado criminalista Ary Bergher listou os crimes que os principais personagens da trama cometeram e quais são as penas previstas para eles no Código Penal Brasileiro.

Veja abaixo os crimes cometidos pelos personagens de ‘Avenida Brasil’ e suas respectivas penas:

CARMINHA (Adriana Esteves):

– Quando tentou afundar o barco de Max, personagem de Marcello Novaes: tentativa de homicídio, duplamente qualificada por motivo torpe e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido. Pena de 12 a 30 anos.

– Quando amarrou Nina, colocou-a na mala do carro e deixou-a numa cova rasa: cárcere privado (pena que varia de 1 a 3 anos), com ameaça (pena que varia de 1 a 6 meses ou multa) e lesão corporal leve (pena de 3 meses a 1 anos).

– Quando deixou o filho Jorginho (Cauã Reymond/Bernardo Simões) no lixão: abandono de incapaz, duplamente qualificado, uma vez que ela é ascendente (mãe) e o deixou em local ermo. Pena de 6 meses a 3 anos, com aumento de 1/3.

– Quando deixou Rita (Débora Falabella/ Mel Maia) no lixão: abandono de incapaz. qualificado por ser em local ermo. Pena de 6 meses a 3 anos, com aumento de 1/3.

– Quando tentou levar sutiãs de uma loja sem pagar: tentativa de furto, punível com pena de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa.

– Quando planejou o roubo da herança de Nina, recém-sacada do banco: mandante do crime de roubo, com aumento de pena já que houve emprego de arma de fogo. Crime punível com pena que varia de 4 a 10 anos, com aumento de pena de 1/3 até 1/2.

NINA (Débora Falabella):

– Quando pegou parte do dinheiro que Tufão (Murilo Benício) deu para pagar o resgate de Carminha: Furto, crime punível com pena que varia de 1 a 4 anos e multa.

– Quando escondeu Lúcio (Emiliano D’Avilla) em seu quarto: Partícipe de violação de domicílio com tentativa de furto. Em relação ao crime de violação de domicílio a pena é de 1 a 3 meses ou multa; No furto tentado a pena é de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa.

– Quando convenceu Betânia (Biana Comparato) a se passar por Rita e Carminha lhe deu R$ 40 mil para ela sair do Rio: estelionato, crime cuja pena varia de 1 a 5 anos e multa.

– Quando entrou na chácara de Max e o fotografou na cama com Carminha: crime de violação de domicílio, com pena é de 1 a 3 meses ou multa.

– Quando cortou e pintou o cabelo de Carminha: Lesão corporal, crime com pena que varia de 3 meses a 1 ano.

NILO (José de Abreu):

– Quando colocava os menores para catar lixo para ele: exploração de trabalho infantil. Mas Ary Bergher destaca: “vale uma ressalva aqui sobre o fato de que a Constituição, em seu art. 7º, XXXIII, veda o trabalho infantil, salvo na condição de aprendiz. Assim, no caso da novela, os crimes cometidos são os de redução a condição análoga à de escravo, com pena que varia de 2 a 8 anos; aumentada a pena pela metade por ser contra criança ou adolescente. E ainda o crime de maus-tratos, pena que varia de 2 meses a 1 ano, ou multa, com a possibilidade de aumento caso a vítima seja menor de 14 anos”.

– Quando fazia que Carminha e Nina lhe dessem dinheiro e objetos de valor para que ele não contasse o que sabia sobre elas: extorsão, com pena 4 a 10 anos.

LÚCIO (Emiliano D’Avilla):

– Quando quebrou as janelas do barco de Max para afogá-lo: tentativa de homicídio duplamente qualificada por motivo torpe e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido. O crime é punível com pena de 12 a 30 anos.

– Quando invadiu a mansão de Tufão para roubar joias do cofre da família: violação de domicílio (pena de 1 a 3 meses ou multa) com tentativa de furto (pena de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa).

– Quando trancou a mãe, Janaína (Claudia Missura), no banheiro depois que ela viu que era o filho quem estava invadindo a casa: cárcere privado, com pena que varia de 1 a 3 anos, mas pode aumentada, uma vez que o crime foi cometido contra ascendente (mãe).

– Quando tomou a mochila com dinheiro de Nina, recém-sacado do banco: roubo, com pena que varia de 4 a 10 anos, mas aumentada em razão do emprego de arma de fogo.

– Quando amarrou Nina, colocou-a na mala do carro e deixou-a numa cova rasa: cárcere privado (pena que varia de 1 a 3 anos), com ameaça (pena que varia de 1 a 6 meses ou multa) e lesão corporal leve (pena de 3 meses a 1 anos).

BETÂNIA (Bianca Comparato):

– Quando, a pedido de Nina, se fez passar por Rita e Carminha lhe deu R$ 40 mil para ela sair do Rio: estelionato, crime punível com pena de 1 a 5 anos e multa.

SANTIAGO (Juca de Oliveira):

– Se for confirmado que ele concorreu de alguma forma para o roubo das joias que depois e vende num leilão: roubo, com pena de 4 a 10 anos, variável de acordo com sua culpabilidade.

NEIDE (Cláudia Assumpção):

– Por tirar proveito da prostituição, participando diretamente de seus lucros: rufianismo, com pena de 1 a 4 anos e multa.

O advogado ressalva, entretanto, que é tudo ficção:

– É importante frisar que tratam-se de fatos narrados em uma obra de ficção. Na vida real, cada acontecimento seria analisado com base nas provas produzidas nos autos – ressalta Bergher, acrescentando que as penas poderiam variar de acordo com forma como o crime foi cometido, a existência de possíveis situações agravantes, atenuantes etc.

Via Patrícia Kogut
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Anônimos, Bizarro, BláBláBlá, Coisas que deveriam ser proibidas por lei, Curiosidades, Famosos, Frases, Imagens, Mulher, Popular, Variedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s